Poemas de Representação – DSM – IV

Este poema de representação foi escrito pelo Mathijis Holter, o mesmo autor de Boa noite, Queridinhas. Este jogo aborda a questão de rótulos, o que aqui ele colou o rótulo como um diagnóstico psiquiátrico.

Realizamos a execução deste jogo na segunda edição do labLARP. O jogo é muito interessante, ainda mais para mim que sou psicanalista. Além da tradução do jogo eu acrescentei uma segunda folha com alguns diagnósticos do DSM, que é o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. Acrescentei esses rótulo para ajudar os jogadores a ter uma noção das possibilidades que podem ser utilizadas. 

Executamos o jogo três vezes, e isso foi muito bom! A primeira vez escolhemos o diagnóstico de sadismo e a cena proposta era uma viagem de ônibus para a cidade de Aparecida. A cena foi divertida e possui toques de comédia.

A segunda vez que realizamos a qual tive o prazer de ser a pessoa diagnosticada, possui o rótulo de dependência. Eu era um professor de informática recém formado que procurava a todo custo ajuda dos demais professores em prol de aprender e exercer minha função. Foi muito bacana a cena. Nesta vez usamos três pessoas sussurrando ao invés de uma e isso foi bem interessante.

A terceira vez que executamos foi muito, mas muito profundo. O Luiz Falcão era pessoa com o diagnóstico mas desta vez não contamos a ele qual rótulo ele possuía. Decidimos que cena seria uma reunião com seus supervisores, onde eles estavam de alguma forma achando que ele não estava atendendo as expectativas. O rótulo escolhido a ele foi o Sindrome de Estresse Pós Traumático, devido a violência física sofrida na infância pelo seu pai. Eu fui uma das pessoas que sussurrou junto com o Tadeu e o Luiz Kalagar. Tentei explorar recursos físicos, como por exemplo sacudir as pernas dele para simular nervosismo, pingar agua no pescoço para simular suor.

 

O jogo é muito legal e possui uma temática bacaníssima! Experimentem!!!!!

 

O jogo pode ser encontrado AQUI.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s